O que é CVV do cartão de crédito – Código de Segurança

Se você já realizou uma compra pela internet, com certeza você já se deparou com ele, o CVV do cartão de crédito.

As lojas de e-commerce até costumam indicar onde o CVV fica para que você conclua suas compras. Mas, você sabe o que significa aquele número que fica na parte traseira do cartão de crédito?

O CVV é a sigla para Card Verification Value, em português “Valor de Verificação do Cartão”. Também popularmente conhecido como Código de Verificação do Cartão.

Além de CVV, ele também pode ser encontrado como CVC – Card Validation Code (Código de Validação do Cartão), CVD – Card Verification Data (Código de Verificação do Cartão). Ou ainda CCV – Card Code Verification ou Card ID (Identificação do Cartão).

A variação de nome é imensa, mas todas se referem aqueles 3 dígitos impressos geralmente no verso dos cartões de crédito. Digo geralmente, pois em cartões American Express, popularmente chamados de Amex, você encontra o CVV com 4 dígitos e na parte da frente do cartão, no canto direito.

Esses 3 ou 4 números do CVV do cartão de crédito são calculados através de um algoritmo aprimorado em chaves de criptografia. Levando em conta os dados numéricos do cartão, como o seu número e a data de validade. Tudo isso para formar um número único para o seu cartão.

O que é CVV do cartão de crédito - Código de Segurança
O que é CVV do cartão de crédito – Código de Segurança

Para que serve o CVV?

Se você realiza compras online já deve ter percebido que a sua senha numérica não é exigida para concluir a compra. Em contrapartida, sempre é solicitado que informe o CVV do cartão de crédito.

Para quem nunca viu, pode parecer estranho. Para compras é solicitado a bandeira, número do cartão, nome do titular, validade e CVV.

O CVV do cartão de crédito é utilizado pelos sistemas de pagamento como proteção antifraude. Sendo assim, substitui a senha do cartão.

Seu objetivo é garantir que as compras online estejam sendo feitas por quem tenha o cartão em mãos. Assim, mesmo que outra pessoa tenha os dados do cartão, mas não tenha o número do código de segurança, ela não conseguirá efetuar a compra.

O CVV do cartão de crédito é seguro?

O CVV dos cartões de créditos é de conhecimento apenas do portador do cartão. Dessa forma, o número do CVV é mantido em sigilo. Uma vez que não vem impresso nas notas fiscais quando se compra um produto.

Ou seja, quando compramos com o cartão de crédito, algumas informações saem impressas, tais como o nome do titular, o início dos números do cartão. Porém, o número do CVV do cartão não.

Outra medida para manter o CVV em maior sigilo é o fato dele ser impresso discretamente na parte de trás do cartão (na maioria dos casos).

Para evitar fraudes e manter o código de segurança do seu cartão sempre em segredo, você deve tomar alguns cuidados quando realizar compras online.

Somente realize compras em sites com certificado SSL, aquela chave ou cadeado que aparece na barra de status da página. Isso indica que o ambiente é seguro e que você pode inserir os dados do seu cartão sem problemas.

Tenha um antivírus no seu computador e o mantenha sempre atualizado. Troque suas senhas frequentemente e evite senhas óbvias. Não deixe suas senhas salvas automaticamente no computador e nem deixe os sites abertos, sempre efetue o log-off. Nunca informe seus dados por e-mail ou em sites que não são seguros. Não use computadores públicos ou de terceiros para efetuar suas compras, eles podem conter vírus.

Tomando essas medidas, você pode continuar comprando sem problemas e com segurança em sites online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *