Como funciona o estorno de compra no cartão de crédito

Você sabe como funciona o estorno de compra no cartão de crédito? Ele vai depender de quando o cancelamento foi efetuado e se o estorno é legítimo, pois em alguns casos não será possível.

Existem várias situações em que você pode solicitar o cancelamento de uma compra no cartão de crédito, seja por arrependimento, erro ou cobrança indevida.

O estorno é o procedimento de devolução do valor pago pelo produto como crédito da fatura. Ele ocorre em consequência ao pedido de cancelamento de uma compra.

A solicitação de estorno de compra no cartão de crédito deve ser feito direto na loja ou site em que você fez a compra.

Qual é a diferença entre estorno e cancelamento?

O cancelamento é o primeiro passo para um estorno. Porém, nem sempre um cancelamento inclui um estorno.

O cancelamento diz respeito à desistência da compra.  Já o estorno é, de fato, a devolução do valor que você já pagou pelo produto que cancelou a compra.

Porém, existem algumas situações em que mesmo cancelando a compra, não é possível fazer o estorno.

Compras de passagem de avião ou reserva um hotel, por exemplo, podem existir condições específicas que não incluem estorno.  Ou mesmo taxas que não permitem a devolução de todo o valor.

Outro exemplo bem comum é no caso de serviços de assinatura, seja TV, internet, streaming de música, entre outros. Onde a cobrança é proporcional ao tempo de uso antes do cancelamento.

Como funciona o estorno de compra no Cartão de Crédito?

Como funciona o estorno de compra no cartão de crédito

O estorno de compra no cartão de crédito possui procedimentos específicos devido à data para o fechamento da fatura de cada pessoa.

Sendo assim, dependendo da data da solicitação do estorno e da data de fechamento do cartão, pode ser que o valor não entre naquele mesmo mês do cancelamento. Se esse for o caso, o estorno virá somente na próxima fatura.

Por exemplo: se seu cartão fecha dia 02 e o estorno foi feito dia 9, você terá que pagar o valor da compra cancelada. Este então será restituído na próxima conta como crédito.

No caso de estorno de compras parceladas no cartão de crédito, os valores das parcelas descontados e restituídos virão descritos no extrato do cartão. Sendo que o estorno se dará somente pelas parcelas já pagas. As seguintes serão automaticamente excluídas.

Quem é o responsável pelo processo de estorno do cartão de crédito?

O estabelecimento em que você efetuou a compra sempre é o responsável por efetuar o cancelamento e solicitar à operadora do cartão que faça a devolução do valor.

Caso o estabelecimento não colaborar ou se recusar a realizar o estorno, ou ainda, se deu algum erro no estorno, você deve avisar a operadora do cartão de crédito.

Como funciona o processo de estorno de compra no cartão?

1-       O cliente faz o pedido de cancelamento / estorno para o estabelecimento onde a compra foi realizada.

2-       O estabelecimento checa as políticas próprias de devolução, bem como os direitos do consumidor.

3-       Se tudo estiver de acordo, o estabelecimento informa o valor do reembolso para o adquirente da transação (a maquininha de cartão que foi utilizada);

4-       O adquirente encaminha a informação para a bandeira, que a valida, dando o “ok” para a operadora do cartão.

5-       Por fim, a operadora está autorizada a devolver o valor da compra cancelada.

6-       O valor vem na forma de crédito na fatura.

O que acontece se o estabelecimento não concorda com o estorno ou não ajuda o cliente?

Nesse caso é preciso acionar a operadora do cartão e abre-se uma disputa.

Para isso é necessário o envio de documentos, fotos do produto ou comprovantes de atraso na entrega, por exemplo, que justifiquem o pedido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *